quarta-feira, 7 de novembro de 2012

DESENVOLVIMENTO


Estratégias:
o   Pesquisa bibliográfica e de campo;
o   Exibição do filme: “o garoto”;
o   Utilização de músicas sobre o tema;
o   Promoção de campanha para eleger o mais afetivo da categoria: professor, aluno e demais funcionários:
o   Construção e ensaio de parodia;
o   Uso de dinâmicas e situações que evoquem a afetividade;
o   Confecção de acróstico;
o   Palestra sobre o tema;
o   Confecção de adesivos informativos sobre o tema.
No primeiro momento, a partir de uma roda de conversa com os alunos e imagens serão apontados os mais diversos questionamentos sobre a temática. É a hora de relatar o que sabem e o que ainda não sabem sobre o tema. É uma ocasião necessária que deve acontecer nas prévias de um projeto mediado pelo professor.
O filme será exibido no segundo momento do projeto para todas as turmas. Será realizado em espaço aberto, como no pátio da escola. Todos se sentam para assistir ao filme e depois retomam para suas salas a fim de discutir as questões mais relevantes do filme, mediada pela ação do professor: descreva em que cena vocês identificam afeto?  O que gerou o primeiro desafeto? O que vocês compreendem sobre a relação do garoto com a mãe? Quem mais cuidou do garoto? A partir dessas discussões, os alunos registrarão em dupla em uma folha a parte o que mais lhes chamaram atenção. Para os que não têm noção da escrita simbólica,  registrarão em desenhos que serão expostos em varal.
As músicas selecionadas foram: a paz (Roupa Nova); valeu amigo (Mc Pequeno e Menor); pais e filhos (Legião Urbana); como é grande o meu amor por você (Roberto Carlos). Os alunos ouvirão as músicas durante a aula e refletiram sobre suas letras, finalizando com atividades de interpretação e expressão corporal.
A direção da campanha ficará a cargo de um grupo do quinto ano. Coletarão dados que indiquem o mais afetivo de cada categoria: aluno, professor e um representante para os demais funcionários da escola. A pesquisa referente ao aluno será realizada por um professor. Ambas terão uma pergunta única, realizada no horário do intervalo. A apuração dos votos será revelada na culminância do projeto, onde os ganhadores receberão uma faixa confeccionada por eles mesmos com a frase: Mais afetivo 2012.
Cada turma ficara responsável em construir e ensaiar uma paródia que será apresentada na culminância e depois expostas no mural da escola. Os ensaios poderão acontecer na própria escola em horários articulados, também será mediada pelo professor que fará parte da culminância.
Uma das dinâmicas é “o presente” Que igualmente fará parte da culminância. O professor ficara responsável por adquirir este presente.
Material:                                                        
Caixa embrulhada como presente contendo bombons dentro. 
Como aplicar:                                                
O aplicador pede para os integrantes formarem um grande círculo e inicia com uma pequena mensagem ao grupo. Depois, dando continuidade, exibe a caixa de presente e afirma que a oferecerá a apenas um dos participantes, como representante de todas que ali estão. Escolhe alguém entre o grupo, entrega a caixa e o cumprimenta. Mas, antes que este abra a caixa, avise-o que só poderá abri-la depois de ouvir a mensagem que será lida pelo aplicador.

Obs.: A pessoa que receber o presente vai ouvir a mensagem e saber que o presente não será aberto por ela, e dessa forma , a caixa fechada vai passando de mão em mão, de acordo com as palavras contidas na mensagem abaixo, até chegar naquele que o abrirá e distribuirá os bombons com todas.
1) Parabéns!! Você tem muita sorte! Foi sorteado com este presente. Ele simboliza a compreensão, a confraternização e a amizade que temos e ampliaremos. Mas, o presente não será seu! Observe os amigos e aquele que considerar o mais organizado será o ganhador.
2) A organização é algo de grande valor e você, como possuidor desta virtude, irá levantar-se para entregar este presente ao amigo que você achar o mais feliz.
3) Você é feliz, construa sempre a sua felicidade em bases sólidas. A felicidade não depende dos outros, e sim de nós mesmos; mas o presente ainda não será seu, entregue-o para alguém que, na sua opinião, é muito meigo.
4) A meiguice é algo muito raro e você a possui. Parabéns! Mas o presente ainda não será seu e você com seu jeito amigo vai fazer questão de entregá-lo àquela pessoa mais extrovertida.
5) Por ter esse jeito tão extrovertido é que você está sendo escolhido para receber o presente, mas infelizmente ele não é seu! Passe-o para quem você considera mais corajoso.
6) Você foi contemplado com este presente, e agora demonstrando a virtude da coragem pela qual foi escolhida para recebê-lo, entregue-o para quem você considera mais inteligente.
7) A inteligência nos foi dada por Deus. Parabéns por ter encontrado espaço para demonstrar este talento, pois muitos de nossos irmãos são inteligentes, mas a sociedade, muitas vezes, os impede de demonstrar. Agora passe o presente para quem você acha mais simpático.
8) Para comemorar a escolha, distribua largos sorrisos aos amigos. O mundo está tão amargo e para melhorar um pouco, precisamos de pessoas simpáticas como você. Parabéns pela simpatia! Não fique triste se o presente não for seu. Passe-o a quem você considera mais dinâmico.
9) Dinamismo é fortaleza, coragem, compromisso e energia. Seja sempre agente multiplicador de boas idéias e boas ações em seu meio. Precisamos de pessoas como você. Parabéns! Mas, passe o presente a quem você acha que é mais solidário.
10) Solidariedade é coisa rara neste mundo de pessoas egocêntricas. Você está de parabéns por ser solidário com seus colegas; mas o presente não será seu, passe-o a quem você considera mais alegre.
11) Alegria! Você nesse encontro poderá fazer renascer em muitos corações a alegria de viver. Pessoas alegres como você transmitem otimismo e alto astral. Com sua alegria, passe o presente a quem você considera mais elegante.
12) Parabéns! A elegância completa a citação humana e sua presença se torna mais marcante, mas o presente não será seu; passe-o para aquele amigo que você acha mais bonito.
13) Que bom!! Você foi escolhido o mais bonito entre o grupo, por isso mostre desfilando para todos observarem o quanto você é bonito! Mas o presente não será seu, entregue-o a quem lhe transmite paz.
14) O mundo inteiro clama por paz e você, gratuitamente transmite esta tão grande riqueza. Parabéns! Você está fazendo falta às grandes potências do mundo responsáveis por tantos conflitos entre a humanidade. Com muita paz abra o presente e distribua-o a todas os seus amigos e deseje-lhes, em nome de todos, muita PAZ.
            Alem dessa dinâmica será trabalhada para situações que evoquem afetividade: carta ao “desafeto”. É uma carta onde todos alunos participarão: em momento articulado, de preferência na aula de Português, o professor proporá  aos alunos que pensem em alguma pessoa que causou “inimizade”, desprezo ou qualquer forma de desafeto. A partir daí, fará uma carta demonstrando as possibilidades de resolver os pequenos “conflitos”, mau-entendidos. Seria um pedido de desculpa, estender a mão amiga. De preferência as situações que existam dentro da escola. Para quem não se enquadrar nesse conjunto, poderá se estender para alguém além dos portões.
Como o acróstico é uma atividade conhecida. Durante os trabalhos de sala de aula, os professores requisitariam alguns adjetivos da palavra afetividade. Onde possam depois eleger os mais coerentes com o nome. Depois de escolhido este será confeccionado em forma de faixa a ser colocado em local receptivo da escola. Sugestão:
Amor
Fraternidade
Emoção
Transformação
Igualdade
Vida
Importância
Disciplina
Atitude
Dedicação
Esperança de um dia melhor
Para ministrar a palestra, seria lançado um nome de uma pessoa que dominasse o tema de forma dinâmica, com uma linguagem acessível as crianças e todo público convidado. Esta deverá não se estender muito para não tornar o momento cansativo. Abordará as principais relações entre aluno-aluno e professor-aluno que privilegie um espaço harmonioso. Poderia até permitir a interação dos envolvidos durante a palestra. Por exemplo, um “testemunho” de um dos envolvidos que ressalte a superação do desafeto, os benefícios de uma convivência harmoniosa.
Os adesivos é uma mensagem que refletissem os melhores momentos do projeto. A idéia do adesivo permite que a mensagem, além daquela que se instaura na memória para sempre, fica como uma lembrança palpável de momentos tão únicos da vida. O design e o conteúdo também serão indicados por eles mesmos para deixar “impresso” o “sinal” do projeto.  Essa foi a mensagem:

 Valorize a sociedade que você constrói. Cuide bem de você mesmo (a) e do outro também.
Evite desafeto!!!

Ao citarmos pesquisa de campo e bibliográfica nas estratégias, elas poderão ser desenvolvidas usando uma de nossas aliadas para pesquisas, a internet. Os livros literários são boas sugestões para a ocasião, textos selecionados pelos professores e consulta à dicionários. A de campo será questão única que pudesse dialogar depois com as respostas: como é (era) viver em tempos anteriores/ hoje as relações afetivas e/ou interpessoais? 

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