Estratégias:
o
Pesquisa bibliográfica e de campo;
o
Exibição do filme: “o garoto”;
o
Utilização de músicas sobre o tema;
o
Promoção de campanha para eleger o mais
afetivo da categoria: professor, aluno e demais funcionários:
o
Construção e ensaio de parodia;
o
Uso de dinâmicas e situações que evoquem
a afetividade;
o
Confecção de acróstico;
o
Palestra sobre o tema;
o
Confecção de adesivos informativos sobre
o tema.
No
primeiro momento, a partir de uma roda de
conversa com os alunos e imagens
serão apontados os mais diversos questionamentos sobre a temática. É a hora de
relatar o que sabem e o que ainda não sabem sobre o tema. É uma ocasião
necessária que deve acontecer nas prévias de um projeto mediado pelo professor.
O
filme será exibido no segundo momento
do projeto para todas as turmas. Será realizado em espaço aberto, como no pátio
da escola. Todos se sentam para assistir ao filme e depois retomam para suas
salas a fim de discutir as questões mais relevantes do filme, mediada pela ação
do professor: descreva em que cena vocês identificam afeto? O que gerou o primeiro desafeto? O que vocês
compreendem sobre a relação do garoto com a mãe? Quem mais cuidou do garoto? A
partir dessas discussões, os alunos registrarão em dupla em uma folha a parte o
que mais lhes chamaram atenção. Para os que não têm noção da escrita
simbólica, registrarão em desenhos que
serão expostos em varal.
As
músicas selecionadas foram: a paz
(Roupa Nova); valeu amigo (Mc Pequeno e Menor); pais e filhos (Legião Urbana);
como é grande o meu amor por você (Roberto Carlos). Os alunos ouvirão as
músicas durante a aula e refletiram sobre suas letras, finalizando com
atividades de interpretação e expressão corporal.
A
direção da campanha ficará a cargo de
um grupo do quinto ano. Coletarão dados que indiquem o mais afetivo de cada
categoria: aluno, professor e um representante para os demais funcionários da
escola. A pesquisa referente ao aluno será realizada por um professor. Ambas
terão uma pergunta única, realizada no horário do intervalo. A apuração dos
votos será revelada na culminância do projeto, onde os ganhadores receberão uma
faixa confeccionada por eles mesmos com a frase: Mais afetivo 2012.
Cada
turma ficara responsável em construir e ensaiar uma paródia que será apresentada na culminância e depois expostas no
mural da escola. Os ensaios poderão acontecer na própria escola em horários
articulados, também será mediada pelo professor que fará parte da culminância.
Uma
das dinâmicas é “o presente” Que igualmente
fará parte da culminância. O professor ficara responsável por adquirir este
presente.
Material:
Caixa embrulhada como presente contendo bombons dentro.
Caixa embrulhada como presente contendo bombons dentro.
Como
aplicar:
O aplicador pede para os integrantes formarem um grande círculo e inicia com uma pequena mensagem ao grupo. Depois, dando continuidade, exibe a caixa de presente e afirma que a oferecerá a apenas um dos participantes, como representante de todas que ali estão. Escolhe alguém entre o grupo, entrega a caixa e o cumprimenta. Mas, antes que este abra a caixa, avise-o que só poderá abri-la depois de ouvir a mensagem que será lida pelo aplicador.
Obs.: A pessoa que receber o presente vai ouvir a mensagem e saber que o presente não será aberto por ela, e dessa forma , a caixa fechada vai passando de mão em mão, de acordo com as palavras contidas na mensagem abaixo, até chegar naquele que o abrirá e distribuirá os bombons com todas.
O aplicador pede para os integrantes formarem um grande círculo e inicia com uma pequena mensagem ao grupo. Depois, dando continuidade, exibe a caixa de presente e afirma que a oferecerá a apenas um dos participantes, como representante de todas que ali estão. Escolhe alguém entre o grupo, entrega a caixa e o cumprimenta. Mas, antes que este abra a caixa, avise-o que só poderá abri-la depois de ouvir a mensagem que será lida pelo aplicador.
Obs.: A pessoa que receber o presente vai ouvir a mensagem e saber que o presente não será aberto por ela, e dessa forma , a caixa fechada vai passando de mão em mão, de acordo com as palavras contidas na mensagem abaixo, até chegar naquele que o abrirá e distribuirá os bombons com todas.
1) Parabéns!! Você
tem muita sorte! Foi sorteado com este presente. Ele simboliza a compreensão, a
confraternização e a amizade que temos e ampliaremos. Mas, o presente não será
seu! Observe os amigos e aquele que considerar o mais organizado será o
ganhador.
2) A organização é algo de grande valor e você, como possuidor desta virtude, irá levantar-se para entregar este presente ao amigo que você achar o mais feliz.
3) Você é feliz, construa sempre a sua felicidade em bases sólidas. A felicidade não depende dos outros, e sim de nós mesmos; mas o presente ainda não será seu, entregue-o para alguém que, na sua opinião, é muito meigo.
4) A meiguice é algo muito raro e você a possui. Parabéns! Mas o presente ainda não será seu e você com seu jeito amigo vai fazer questão de entregá-lo àquela pessoa mais extrovertida.
5) Por ter esse jeito tão extrovertido é que você está sendo escolhido para receber o presente, mas infelizmente ele não é seu! Passe-o para quem você considera mais corajoso.
2) A organização é algo de grande valor e você, como possuidor desta virtude, irá levantar-se para entregar este presente ao amigo que você achar o mais feliz.
3) Você é feliz, construa sempre a sua felicidade em bases sólidas. A felicidade não depende dos outros, e sim de nós mesmos; mas o presente ainda não será seu, entregue-o para alguém que, na sua opinião, é muito meigo.
4) A meiguice é algo muito raro e você a possui. Parabéns! Mas o presente ainda não será seu e você com seu jeito amigo vai fazer questão de entregá-lo àquela pessoa mais extrovertida.
5) Por ter esse jeito tão extrovertido é que você está sendo escolhido para receber o presente, mas infelizmente ele não é seu! Passe-o para quem você considera mais corajoso.
6) Você foi
contemplado com este presente, e agora demonstrando a virtude da coragem pela
qual foi escolhida para recebê-lo, entregue-o para quem você considera mais
inteligente.
7) A inteligência nos foi dada por Deus. Parabéns por ter encontrado espaço para demonstrar este talento, pois muitos de nossos irmãos são inteligentes, mas a sociedade, muitas vezes, os impede de demonstrar. Agora passe o presente para quem você acha mais simpático.
8) Para comemorar a escolha, distribua largos sorrisos aos amigos. O mundo está tão amargo e para melhorar um pouco, precisamos de pessoas simpáticas como você. Parabéns pela simpatia! Não fique triste se o presente não for seu. Passe-o a quem você considera mais dinâmico.
7) A inteligência nos foi dada por Deus. Parabéns por ter encontrado espaço para demonstrar este talento, pois muitos de nossos irmãos são inteligentes, mas a sociedade, muitas vezes, os impede de demonstrar. Agora passe o presente para quem você acha mais simpático.
8) Para comemorar a escolha, distribua largos sorrisos aos amigos. O mundo está tão amargo e para melhorar um pouco, precisamos de pessoas simpáticas como você. Parabéns pela simpatia! Não fique triste se o presente não for seu. Passe-o a quem você considera mais dinâmico.
9) Dinamismo é
fortaleza, coragem, compromisso e energia. Seja sempre agente multiplicador de
boas idéias e boas ações em seu meio. Precisamos de pessoas como você. Parabéns!
Mas, passe o presente a quem você acha que é mais solidário.
10) Solidariedade é coisa rara neste mundo de pessoas egocêntricas. Você está de parabéns por ser solidário com seus colegas; mas o presente não será seu, passe-o a quem você considera mais alegre.
10) Solidariedade é coisa rara neste mundo de pessoas egocêntricas. Você está de parabéns por ser solidário com seus colegas; mas o presente não será seu, passe-o a quem você considera mais alegre.
11) Alegria! Você
nesse encontro poderá fazer renascer em muitos corações a alegria de viver.
Pessoas alegres como você transmitem otimismo e alto astral. Com sua alegria,
passe o presente a quem você considera mais elegante.
12) Parabéns! A elegância completa a citação humana e sua presença se torna mais marcante, mas o presente não será seu; passe-o para aquele amigo que você acha mais bonito.
13) Que bom!! Você foi escolhido o mais bonito entre o grupo, por isso mostre desfilando para todos observarem o quanto você é bonito! Mas o presente não será seu, entregue-o a quem lhe transmite paz.
14) O mundo inteiro clama por paz e você, gratuitamente transmite esta tão grande riqueza. Parabéns! Você está fazendo falta às grandes potências do mundo responsáveis por tantos conflitos entre a humanidade. Com muita paz abra o presente e distribua-o a todas os seus amigos e deseje-lhes, em nome de todos, muita PAZ.
12) Parabéns! A elegância completa a citação humana e sua presença se torna mais marcante, mas o presente não será seu; passe-o para aquele amigo que você acha mais bonito.
13) Que bom!! Você foi escolhido o mais bonito entre o grupo, por isso mostre desfilando para todos observarem o quanto você é bonito! Mas o presente não será seu, entregue-o a quem lhe transmite paz.
14) O mundo inteiro clama por paz e você, gratuitamente transmite esta tão grande riqueza. Parabéns! Você está fazendo falta às grandes potências do mundo responsáveis por tantos conflitos entre a humanidade. Com muita paz abra o presente e distribua-o a todas os seus amigos e deseje-lhes, em nome de todos, muita PAZ.
Alem
dessa dinâmica será trabalhada para situações
que evoquem afetividade: carta ao “desafeto”. É uma carta onde todos alunos
participarão: em momento articulado, de preferência na aula de Português, o
professor proporá aos alunos que pensem
em alguma pessoa que causou “inimizade”, desprezo ou qualquer forma de
desafeto. A partir daí, fará uma carta demonstrando as possibilidades de
resolver os pequenos “conflitos”, mau-entendidos. Seria um pedido de desculpa,
estender a mão amiga. De preferência as situações que existam dentro da escola.
Para quem não se enquadrar nesse conjunto, poderá se estender para alguém além
dos portões.
Como
o acróstico é uma atividade
conhecida. Durante os trabalhos de sala de aula, os professores requisitariam
alguns adjetivos da palavra afetividade. Onde possam depois eleger os mais
coerentes com o nome. Depois de escolhido este será confeccionado em forma de
faixa a ser colocado em local receptivo da escola. Sugestão:
Amor
Fraternidade
Emoção
Transformação
Igualdade
Vida
Importância
Disciplina
Atitude
Dedicação
Esperança de um
dia melhor
Para
ministrar a palestra, seria lançado
um nome de uma pessoa que dominasse o tema de forma dinâmica, com uma linguagem
acessível as crianças e todo público convidado. Esta deverá não se estender
muito para não tornar o momento cansativo. Abordará as principais relações
entre aluno-aluno e professor-aluno que privilegie um espaço harmonioso.
Poderia até permitir a interação dos envolvidos durante a palestra. Por
exemplo, um “testemunho” de um dos envolvidos que ressalte a superação do
desafeto, os benefícios de uma convivência harmoniosa.
Os
adesivos é uma mensagem que refletissem
os melhores momentos do projeto. A idéia do adesivo permite que a mensagem,
além daquela que se instaura na memória para sempre, fica como uma lembrança
palpável de momentos tão únicos da vida. O design e o conteúdo também serão
indicados por eles mesmos para deixar “impresso” o “sinal” do projeto. Essa foi a mensagem:
Valorize a sociedade que
você constrói. Cuide bem de você mesmo (a) e do outro também.
Evite desafeto!!!
Ao
citarmos pesquisa de campo e
bibliográfica nas estratégias, elas poderão ser desenvolvidas usando uma de
nossas aliadas para pesquisas, a internet. Os livros literários são boas
sugestões para a ocasião, textos selecionados pelos professores e consulta à
dicionários. A de campo será questão única que pudesse dialogar depois com as
respostas: como é (era) viver em tempos anteriores/ hoje as relações afetivas
e/ou interpessoais?
Nenhum comentário:
Postar um comentário