quarta-feira, 7 de novembro de 2012

PROBLEMATIZAÇÃO


          As pessoas não são essencialmente iguais, o homem é o único ser que precisa ser educado. A questão do afeto é antigo na história da humanidade, podemos compreender na versão religiosa, por exemplo, onde Caim matou Abel. Por isso na educação escolar vemos e convivemos com as mais diversas emoções. Tanto do aluno-aluno quanto professor-aluno. As vivencias que denotam competições é um dos momentos propícios para identificarmos desequilíbrio emocional.
            A partir dos seis anos de idade a criança adquire uma nova forma se socialização migrando do estágio de egocentrismo para uma fase mais estruturada. É nesse ambiente das novas relações com o mundo e com o outro que elas vão construindo/ internalizando atitudes, valores e conceitos. Daí a necessidade de trabalhar com temática de natureza afetiva nas séries iniciais.
            Como as crianças não chegam na escola “vazia”. Trazem consigo conhecimentos prévios, torna-se interessante saber delas o que sabem sobre o tema: Carinho, amor, família, casamento, amigo. Concluída essa ideia, é importante levar as crianças também a levantar quais questões gostariam de saber : porque não posso brigar com meu irmão? Porque não posso brigar com meu colega? E descontar, pode? Tenho que gostar do meu colega que puxa meu cabelo? Como fazer para ter afeto?
Dependendo da situação vivida, no decorrer das salas de aula, é possível notar que alunos excedem em suas atitudes. Muitas dessas trazem conseqüência da vida que levam na família, da base que a família oferece. São famílias desestruturadas que não dão subsídio afetivos que garantam uma boa relação. Darmos atenção a afetividade permitem que professores, alunos e comunidade sejam beneficiadas direta e indiretamente na diminuição de desafetos ao trabalharmos sentimentos e emoções, além de contribuir no desenvolvimento cognitivo como afirma Piaget: afeto e aprendizagem são indissociáveis. Ambos no desenvolvimento do aluno estabelecem uma relação em comum que se configuram nas atitudes.

OBJETIVO GERAL
Despertar nos alunos a consciência dos valores afetivos fundamentais na sua vida, afim de que sejam capazes de manter o equilíbrio entre razão e emoção nas relações interpessoais, contribuindo na construção de uma sociedade mais afetiva dentro e fora da escola.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
o   Compreender que o desafeto não e um sentimento saudável;
o   Demonstrar equilíbrio nas relações, apresentando atitudes de cooperação e aceitação perante os demais colegas;
o   Compreender que amigo deve ser tratado com carinho;
o   Cultivar e relacionar as boas maneiras que demonstrem afetividade;
o   Formular o conceito de afeto;
o   Promover mudanças de postura em relação ao educador e ao educando. 

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