As
pessoas não são essencialmente iguais, o homem é o único ser que precisa ser
educado. A questão do afeto é antigo na história da humanidade, podemos
compreender na versão religiosa, por exemplo, onde Caim matou Abel. Por isso na
educação escolar vemos e convivemos com as mais diversas emoções. Tanto do
aluno-aluno quanto professor-aluno. As vivencias que denotam competições é um
dos momentos propícios para identificarmos desequilíbrio emocional.
A partir dos seis anos de idade a
criança adquire uma nova forma se socialização migrando do estágio de
egocentrismo para uma fase mais estruturada. É nesse ambiente das novas
relações com o mundo e com o outro que elas vão construindo/ internalizando
atitudes, valores e conceitos. Daí a necessidade de trabalhar com temática de
natureza afetiva nas séries iniciais.
Como as crianças não chegam na
escola “vazia”. Trazem consigo conhecimentos prévios, torna-se interessante
saber delas o que sabem sobre
o tema: Carinho, amor, família, casamento, amigo. Concluída essa ideia, é
importante levar as crianças também a levantar quais questões gostariam de saber : porque não
posso brigar com meu irmão? Porque não posso brigar com meu colega? E
descontar, pode? Tenho que gostar do meu colega que puxa meu cabelo? Como fazer
para ter afeto?
Dependendo
da situação vivida, no decorrer das salas de aula, é possível notar que alunos
excedem em suas atitudes. Muitas dessas trazem conseqüência da vida que levam
na família, da base que a família oferece. São famílias desestruturadas que não
dão subsídio afetivos que garantam uma boa relação. Darmos atenção a
afetividade permitem que professores, alunos e comunidade sejam beneficiadas
direta e indiretamente na diminuição de desafetos ao trabalharmos sentimentos e
emoções, além de contribuir no desenvolvimento cognitivo como afirma Piaget:
afeto e aprendizagem são indissociáveis. Ambos no desenvolvimento do aluno
estabelecem uma relação em comum que se configuram nas atitudes.
OBJETIVO GERAL
Despertar
nos alunos a consciência dos valores afetivos fundamentais na sua vida, afim de
que sejam capazes de manter o equilíbrio entre razão e emoção nas relações
interpessoais, contribuindo na construção de uma sociedade mais afetiva dentro
e fora da escola.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
o
Compreender que o desafeto não e um
sentimento saudável;
o
Demonstrar equilíbrio nas relações,
apresentando atitudes de cooperação e aceitação perante os demais colegas;
o
Compreender que amigo deve ser tratado
com carinho;
o
Cultivar e relacionar as boas maneiras
que demonstrem afetividade;
o
Formular o conceito de afeto;
o
Promover mudanças de postura em relação
ao educador e ao educando.
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