OBJETIVOS: Ampliar o
conhecimento de si e interpessoal. Promover a participação
de todos com maior espontaneidade.
de todos com maior espontaneidade.
MATERIAL: Fotografias
que sejam realistas, não sejam personagens conhecidos,
sejam grandes, todas em preto e branco ou todas coloridas.
sejam grandes, todas em preto e branco ou todas coloridas.
PROCEDIMENTOS: Espalhar
as fotografias no chão e convidar as pessoas
a circular em volta das figuras fazendo com que cada uma se fixe numa delas, a qual tenha com que se identifique. Definida a fotografia, cada pessoa pega sua foto e volta ao seu lugar de origem. Depois cada participante falará sobre sua escolha espontaneamente, sobre como a fotografia se identifica com ele. Finalmente, avaliar como cada um se sentiu e o que descobriu de novo com a dinâmica
conversando um pouco mais sobre o que foi vivenciado: Houve alguma revelação que surpreendeu alguém (ou que foi dito pela pessoa que se apresentou)? O que você sentiu no momento de escolher sua gravura? Gostaria de ter escolhido alguma que outra pessoa pegou?
a circular em volta das figuras fazendo com que cada uma se fixe numa delas, a qual tenha com que se identifique. Definida a fotografia, cada pessoa pega sua foto e volta ao seu lugar de origem. Depois cada participante falará sobre sua escolha espontaneamente, sobre como a fotografia se identifica com ele. Finalmente, avaliar como cada um se sentiu e o que descobriu de novo com a dinâmica
conversando um pouco mais sobre o que foi vivenciado: Houve alguma revelação que surpreendeu alguém (ou que foi dito pela pessoa que se apresentou)? O que você sentiu no momento de escolher sua gravura? Gostaria de ter escolhido alguma que outra pessoa pegou?
2.
BRINCADEIRA DAS BEXIGAS
Leve um rádio ou qualquer outro aparelho no qual possa tocar música, escolha uma que eles gostem. Leve também um saco de bexigas de forma que possa entregar uma a cada aluno, e peça a eles que cada um encha a sua.
Quando todos já tiverem
enchido explique que terão que ficar jogando as bexigas para cima como se fosse
uma peteca (mas de forma suave) de forma a que não caiam no chão e que irá
fazendo sinal aos alunos que deverão ir saindo da brincadeira. Os alunos que
ficarem não podem deixar as bexigas caírem, os alunos vão saindo mas as bexigas
que eles estavam jogando continuam no jogo.
No início será fácil
mas à medida que você for acenando aos alunos para saírem os outros vão tendo
cada vez mais trabalho para equilibrar as bexigas, cada vez em número maior que
o de alunos. Termine a brincadeira quando tiver apenas um aluno sozinho tentando
manter todas as bexigas no ar.
Pergunte a eles o que
acharam da brincadeira, se foi fácil ou difícil. Eles certamente lhe dirão que
no início foi fácil, mas à medida que os alunos foram saindo foi ficando cada
vez mais difícil. É hora então de você conduzir para a idéia que você quer (se
algum aluno já não tiver feito isso) de que o trabalho em grupo também é assim,
quanto mais elementos do grupo ficarem de fora na hora da execução, mais
trabalho e menos chance de sucesso terão os elementos que estiverem executando
o mesmo.
3.
CÍRCULO MÁGICO
MATERIAL: Gravador. CD
com música suave. Balões de gás, cheios, com mensagens dentro, e pendurados
pela sala.
OBJETIVO: Promover a
Integração entre os participantes. Criar um clima espiritual e amoroso.
DESENVOLVIMENTO: O Facilitador convida todos os participantes
a formarem um grande círculo. A mão
direita simboliza nossa capacidade de ajudar. Deve estar por cima da mão esquerda do colega. A mão
esquerda recebendo a direita do outro simboliza nossa necessidade de troca, de
receber. Ao mesmo tempo que podemos
ajudar, precisamos receber ajuda. Nenhum de nós é tão forte para somente ajudar ou tão fraco que somente
receba ajuda. A sinergia está no
equilíbrio entre pedir, dar e receber colaboração. Para facilitar o contato com o momento de
nossas atividades e obter a concentração no aqui e agora, convidamos o grupo
para ouvir uma música, ouvir com o
coração, sentindo o momento, podendo os integrantes do grupo fechar os olhos para uma melhor
concentração. Em seguida cada
participante escolhe um balão, estoura, retira e lê a mensagem que estava
dentro do balão para o grupo. Sugestões de mensagens:
1- Somos todos iguais
2- Expulsemos do
Círculo a desmotivação, a competição, o autoritarismo, as forças negativas.
3- Não perderemos de
vista nossa força e nossa união, etc.
4.
PORQUE EU AMO VOCÊ
OBJETIVO: Promover a
Integração entre os participantes.
MATERIAL: Tiras de
papel para ser distribuída aos participantes.
DESENVOLVIMENTO:
Distribuir as tiras de papel aos participantes, solicitando que cada qual
escreva o seu próprio nome de forma bem legível, e depois dobre.
Recolher os papéis, misturar e distribuir novamente, pedindo que cada um
verifique se não tirou o próprio nome. Em caso positivo, deverá devolver e
pegar outro papel. Cada participante deverá ler para si o nome da pessoa que
tirou e pensar porque ama essa pessoa. Que qualidades ela tem que você mais
admira. Cada um deverá dizer o nome da pessoa que tirou e dizer em voz alta
porque ama essa pessoa. Outra variação
seria iniciar falando “eu amo essa pessoa porque ela tem tais e tais
qualidades, por fim, mencionar o nome da
pessoa a quem está se referindo.
5.
OS PÁSSAROS
MATERIAL: Gravador. CD
com músicas animadas.
OBJETIVO: Integração.
Aumentar o amor e amizade entre os participantes.
Exercitar a
colaboração.
DESENVOLVIMENTO:
O Facilitador solicita a todos os
participantes que caminhem livremente por toda a sala ao som da música. Ao
comando do Facilitador, deverão ser formados “ninhos”, aos pares, com uma dupla
de participantes dando-se as mãos e elevando-as de modo a formar um “teto” de
uma casa. Esses “ninhos” deverão abrigar um, dois, três ou muitos pássaros de
uma vez, obedecendo sempre ao comando do Facilitador. O Facilitador dá
repetidas ordens: “dois pássaros no ninho”; “quatro pássaros no ninho”. O
objetivo é não deixar nenhum “pássaro” sem ninho.
6.
DINÂMICA DO CORAÇÃO
Objetivos: Abrir
espaços para uma comunicação mais íntima e profunda. Partilhar os sentimentos.
Material: Folha em
branco para todos os participantes. Caneta ou pincel.
Desenvolvimento:
Entrega-se uma folha em branco para cada participante que vai desenhar um
coração grande e colocar seu nome fora do coração. Divide-se o coração em
quatro partes. Na primeira parte do coração, fazer um símbolo que relate um
fato importante que você realizou (sua maior realização pessoal). Na segunda
parte um fato importante que sua família realizou (o maior acontecimento). Na terceira parte, a coisa mais importante
que você pretende realizar nos próximos dois anos. Na Quarta parte, a coisa
mais importante que sua família almeja realizar ou alcançar nos próximos dois
anos. Em pequenos grupos, partilhar a experiência, expondo o que desenhou. Se
julgar necessário, continuar a partilha em plenário.
Que dinâmica boa!contribuiu bastante em meu trabalho.
ResponderExcluirmuito bom!!! parabens...
ResponderExcluirmuito bom!!! parabens...
ResponderExcluirMuito boa essas dinâmicas. Amei. Gratidão.
ResponderExcluirAdorei essas dinâmicas!
ResponderExcluir