quarta-feira, 7 de novembro de 2012

DINÂMICAS



1.      AS FOTOGRAFIAS

OBJETIVOS: Ampliar o conhecimento de si e interpessoal. Promover a participação
de todos com maior espontaneidade.
MATERIAL: Fotografias que sejam realistas, não sejam personagens conhecidos,
sejam grandes, todas em preto e branco ou todas coloridas.
PROCEDIMENTOS: Espalhar as fotografias no chão e convidar as pessoas
a circular em volta das figuras fazendo com que cada uma se fixe numa delas, a qual tenha com que se identifique. Definida a fotografia, cada pessoa pega sua foto e volta ao seu lugar de origem. Depois cada participante falará sobre sua escolha espontaneamente, sobre como a fotografia se identifica com ele. Finalmente, avaliar como cada um se sentiu e o que descobriu de novo com a dinâmica
conversando um pouco mais sobre o que foi vivenciado: Houve alguma revelação que surpreendeu alguém (ou que foi dito pela pessoa que se apresentou)? O que você sentiu no momento de escolher sua gravura? Gostaria de ter escolhido alguma que outra pessoa pegou?

2.     BRINCADEIRA DAS BEXIGAS 

Leve um rádio ou qualquer outro aparelho no qual possa tocar música, escolha uma que eles gostem. Leve também um saco de bexigas de forma que possa entregar uma a cada aluno, e peça a eles que cada um encha a sua.
Quando todos já tiverem enchido explique que terão que ficar jogando as bexigas para cima como se fosse uma peteca (mas de forma suave) de forma a que não caiam no chão e que irá fazendo sinal aos alunos que deverão ir saindo da brincadeira. Os alunos que ficarem não podem deixar as bexigas caírem, os alunos vão saindo mas as bexigas que eles estavam jogando continuam no jogo.
No início será fácil mas à medida que você for acenando aos alunos para saírem os outros vão tendo cada vez mais trabalho para equilibrar as bexigas, cada vez em número maior que o de alunos. Termine a brincadeira quando tiver apenas um aluno sozinho tentando manter todas as bexigas no ar.
Pergunte a eles o que acharam da brincadeira, se foi fácil ou difícil. Eles certamente lhe dirão que no início foi fácil, mas à medida que os alunos foram saindo foi ficando cada vez mais difícil. É hora então de você conduzir para a idéia que você quer (se algum aluno já não tiver feito isso) de que o trabalho em grupo também é assim, quanto mais elementos do grupo ficarem de fora na hora da execução, mais trabalho e menos chance de sucesso terão os elementos que estiverem executando o mesmo.

3.       CÍRCULO MÁGICO

MATERIAL: Gravador. CD com música suave. Balões de gás, cheios, com mensagens dentro, e pendurados pela sala.
OBJETIVO: Promover a Integração entre os participantes. Criar um clima espiritual e amoroso.
DESENVOLVIMENTO:  O Facilitador convida todos os participantes a formarem um grande círculo. A  mão direita simboliza nossa capacidade de ajudar. Deve estar  por cima da mão esquerda do colega. A mão esquerda recebendo a direita do outro simboliza nossa necessidade de troca, de receber. Ao mesmo tempo que  podemos ajudar, precisamos receber ajuda. Nenhum de nós é tão forte para  somente ajudar ou tão fraco que somente receba ajuda. A sinergia está no  equilíbrio entre pedir, dar e receber colaboração.  Para facilitar o contato com o momento de nossas atividades e obter a concentração no aqui e agora, convidamos o grupo para ouvir uma  música, ouvir com o coração, sentindo o momento, podendo os integrantes do  grupo fechar os olhos para uma melhor concentração.  Em seguida cada participante escolhe um balão, estoura, retira e lê a mensagem que estava dentro do balão para o grupo. Sugestões de mensagens:
1- Somos todos iguais
2- Expulsemos do Círculo a desmotivação, a competição, o autoritarismo, as  forças negativas.
3- Não perderemos de vista nossa força e nossa união, etc.
                                                        
4.      PORQUE EU AMO VOCÊ

OBJETIVO: Promover a Integração entre os participantes.
MATERIAL: Tiras de papel para ser distribuída aos participantes.
DESENVOLVIMENTO: Distribuir as tiras de papel aos participantes, solicitando que cada qual escreva o seu próprio nome de forma bem legível, e depois  dobre.  Recolher os papéis, misturar e distribuir novamente, pedindo que cada um verifique se não tirou o próprio nome. Em caso positivo, deverá devolver e pegar outro papel. Cada participante deverá ler para si o nome da pessoa que tirou e pensar porque ama essa pessoa. Que qualidades ela tem que você mais admira. Cada um deverá dizer o nome da pessoa que tirou e dizer em voz alta porque ama essa pessoa.  Outra variação seria iniciar falando “eu amo essa pessoa porque ela tem tais e tais qualidades, por fim, mencionar o nome  da pessoa a quem está se referindo.

5.      OS PÁSSAROS

MATERIAL: Gravador. CD com músicas animadas.
OBJETIVO: Integração. Aumentar o amor e amizade entre os participantes.
Exercitar a colaboração.
DESENVOLVIMENTO:
 O Facilitador solicita a todos os participantes que caminhem livremente por toda a sala ao som da música. Ao comando do Facilitador, deverão ser formados “ninhos”, aos pares, com uma dupla de participantes dando-se as mãos e elevando-as de modo a formar um “teto” de uma casa. Esses “ninhos” deverão abrigar um, dois, três ou muitos pássaros de uma vez, obedecendo sempre ao comando do Facilitador. O Facilitador dá repetidas ordens: “dois pássaros no ninho”; “quatro pássaros no ninho”. O objetivo é não deixar nenhum “pássaro” sem ninho.

6.      DINÂMICA DO CORAÇÃO

Objetivos: Abrir espaços para uma comunicação mais íntima e profunda. Partilhar os sentimentos.
Material: Folha em branco para todos os participantes. Caneta ou pincel.
Desenvolvimento: Entrega-se uma folha em branco para cada participante que vai desenhar um coração grande e colocar seu nome fora do coração. Divide-se o coração em quatro partes. Na primeira parte do coração, fazer um símbolo que relate um fato importante que você realizou (sua maior realização pessoal). Na segunda parte um fato importante que sua família realizou (o maior acontecimento).  Na terceira parte, a coisa mais importante que você pretende realizar nos próximos dois anos. Na Quarta parte, a coisa mais importante que sua família almeja realizar ou alcançar nos próximos dois anos. Em pequenos grupos, partilhar a experiência, expondo o que desenhou. Se julgar necessário, continuar a partilha em plenário.

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